Moda: futilidade x responsabilidade.

Foto de 2018, um dia de criação em casa.

Me lembro que quando comecei a falar que faria faculdade de moda, por volta de 2005 e 2006, muitas pessoas me diziam para fazer outro curso antes, algo que me desse dinheiro, para depois cursar o que eu queria. Alguns me olhavam com um olhar de certa surpresa, esses olhares permaneceram quando entrei no curso, outros me diziam que devia ser legal passar as aulas desenhando e folhando revista ou me perguntavam se era faculdade mesmo ou só um curso. Em resumo, poucos levavam a sério, tratavam como se fosse um hobby e até uma futilidade. E eu sempre rebatia revoltada: acham que a moda não é importante? Por que não andam pelados?

Bom, atualmente eu posso argumentar ainda melhor, moda não é futilidade. Se existe gente fútil dentro dela, ou consumindo ela? Claro que sim, mas a futilidade está nas pessoas, não na moda. O vestuário é algo que está inserido no nosso cotidiano o tempo todo, nos protege do frio, dá conforto e claro serve também como forma de adorno. Podemos falar através do que vestimos, nos diferenciar, nos aproximarmos, tratar de autoestima, são infinitos os pontos a se tratar quando falamos da importância das roupas. Estudamos e trabalhamos muito para entregar o melhor, tem desenho de criação, tem desenho técnico, tem pesquisa em revista, em livros, na internet, nas ruas, tem modelagem, costura, produção, tem escrita e muita leitura, tem conhecimento das cores, da história, dos tecidos, dos tingimentos e muito mais, seria um texto longo detalhar um curso de 4 anos, sendo que a faculdade, é só a ponta do iceberg.

Quando eu penso em moda, muito longe da futilidade, eu penso na responsabilidade, que é de todos nós, quando se trata desse assunto. Os profissionais da moda precisam se preocupar em que mensagem estão passando com suas criações, em que impacto a produção em massa traz para o nosso planeta, quem fabrica essas roupas e em que condições e também, para quem estamos ofertando. Existem problemas como a exclusão de pessoas por conta do corpo, poluição do meio ambiente e trabalho escravo nas fábricas, e estes são só alguns pontos negativos, que infelizmente a indústria têxtil tem carregado nos últimos anos, portanto que tremenda responsabilidade tem esses profissionais que escolheram estudar e trabalhar com moda.

Mas como falei anteriormente, a responsabilidade de fato, é de todos nós. Enquanto consumidores, o quanto nos preocupamos de fato em que condições são feitas nossas roupas? Quantos de nós param para pensar o que há por trás de roupas baratas e/ou lançamentos sazonais cada vez mais acelerados?

Portanto, se a moda muitas vezes é colocada na prateleira da futilidade e não tem sua devida importância reconhecida, é porque falta muitas vezes a consciência de fabricantes e consumidores que não vale tudo por uma roupa nova e que há mais para pensar entre criação e consumo, do que tendência, é preciso pensar sobre impacto, no planeta e nas pessoas.

Ainda pretendo falar aqui, sobre cada ponto a ser repensado no mundo da moda. Mas ficam já algumas ideias sobre o que refletir: impacto ao meio ambiente, respeito por quem trabalha, respeito por quem consome. Para quem quer assumir suas responsabilidades, há muito trabalho pela frente!

Publicado por florencerocha

Sou formada em Moda, pela Universidade Feevale, de Novo Hamburgo - RS e pós graduanda em Psicologia, Moda e Comportamento do Consumidor pela Uniara - Universidade de Araraquara - SP . Sou apaixonada por escrever e questionar as coisas!

Um comentário em “Moda: futilidade x responsabilidade.

  1. Excelentes reflexões!
    Um ponto que sempre reflito, é que não estou habituada a “investigar” a cadeia dos produtos que consumo.
    Quando ouço falar de exploração por parte de alguma marca, evito o consumo da mesma…. mas acabo deixando essa busca por informação por conta da mídia.
    Temos que estar cada vez mais conscientes!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: